quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia


A Esmola Cantada é uma manifestação cultural/religiosa, típica do Recôncavo da Bahia, que a origem histórica relacionada com os escravos alforriados e posteriormente libertados com o advento da Lei Áurea, que em função das dificuldades financeiras passaram a ocupar os morros, as periferias da cidade e a zona rural.
Livres, eles levaram consigo suas tradições religiosas, sua musicalidade, misturando sua crença original, o Candomblé, com o culto aos santos da igreja católica, religião predominante e professada pelos seus antigos senhores.
Por questões óbvias, estas comunidades afro-descendentes caracterizaram-se pela grande pobreza material, o que dificultava a realização dos festejos em homenagem aos santos de sua devoção. A ESMOLA CANTADA surge então, como uma forma inteligente, absoluta pura e original de se conseguir os recursos necessários a custear as despesas em homenagem aos santos da devoção de comunidades específicas.
São ladainhas com forte apelo religioso, impregnada por uma musicalidade e ritmo característico da cultura afro.Uma ideia extraordinária, envolvente em sua essência quando participa desta manifestação, toda uma comunidade pedindo ou ofertando donativos de forma espontânea e alegre, cantando (daí o nome ESMOLA CANTADA). Sempre acompanhando do samba de roda como forma de agradecimento pela esmola ( oferta).
Assim um grupo de 10 a 20pessoas, vestidas com indumentárias próprias, simples, munidos de pandeiros, atabaques, viola, cavaquinho, uma verdadeira procissão de cantadores e cantadoras, seguem o caminho trazendo estandartes e uma cruz em mãos da juíza da festa, como símbolo de religiosidade e fé. Visitando casa por casa entoando ladainhas assim:


Nos abra a porta devoto
Nos abra a porta devoto
Venha se apresentar
A divina Santa Cruz


E os cantadores e cantadoras em coro:


Pedindo esmola
Com muita alegria
Louvor no céu e na terra
Quando chegar o seu dia
Louvor no céu e na terra
Quando chegar o seu dia


Na Ladeira da Cadeia, fala-se que a Esmola Cantada teve início nos idos de 1940, quando um grupo de pessoas, fiéis afro-descendentes, devotos de Nossa Senhora do Rosário, reuniram-se para homenagiar a padroeira da comunidade.
Carlito, conhecido como Carlito de Vacarezza, Nascimento, Dazinho, Zé de Queno, Neneca, Cabo Alfredo, Zelito de Adolfo, Mira de Zé de Queno, D. Ester, D. Lourdes-conhecida como D. Lui, D. Nicinha e D. Miúda ( já falecida) e outras pessoas da comunidade mantendo a tradição até os dias atuais. Na década de 60 chegou na Ladeira da Cadeia uma cruz de madeira, passou-se a chamar SANTA CRUZ, passando a incorporar a tradição da festa como FESTA DA SANTA CRUZ, em louvor a Nossa Senhora do Rosário.
Na década de 90 a Esmola Cantada tomou nova forma de organização. Novos instrumentos foram adquiridos, criou uma indumentária própria com ajuda do poder público municipal, principalmente da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, a Esmola Cantada passa a ser contratada em eventos festivos e reliosos tradicionais de Cachoeira.
A Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia, conforme prever o seu estatuto tem no mínimo 3 saídas pela cidade e periferia, conforme manda a tradição "pedindo esmola" para a realização dos festejos em louvor a Nossa Senhora do Rosário, Festa da Santa Cruz, que acontece todos os anos no final de novembro/início de dezembro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário