segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fique por dentro

No dia 30 de novembro de 1837 aconteceu a derrota militar dos sabinos em Cabrito e Campinas, em Salvador

+ Cultura





Microprojetos Mais Cultura na Bahia
Selecionados no edital foram anunciados por ocasião da abertura da Conferência Estadual de Cultura
Semiárido baiano recebe R$ 3 milhões para financiar 243 projetos e beneficiar jovens da região

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, abriram nessa quinta-feira, 26 de novembro, à noite, a III Conferência Estadual de Cultura da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. O principal objetivo do encontro, que acontece até domingo (dia 29), é debater e elaborar propostas a serem encaminhadas para a coordenação da II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em Brasília, no próximo ano.
Durante o evento, a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, e o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, anunciaram os projetos selecionados no edital Micro projetos Mais Cultura, do Ministério da Cultura. A ação destinará R$ 3 milhões para financiar 243 projetos, beneficiando jovens de 211 municípios do semiárido baiano nos 24 territórios de identidade do estado.

O objetivo do Microprojetos Mais Cultura é promover a diversidade cultural da região do semiárido brasileiro por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais da região. As iniciativas contempladas, nas mais diversas linguagens, têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos.

“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e Banco do Nordeste, estamos democratizando o acesso a crédito para apoiar as múltiplas expressões culturais do semiárido, contribuindo para promover a cidadania e a autoestima de milhares de jovens”, destacou a secretária Silvana Meireles.

Para o secretário Márcio Meirelles, o projeto consolida a política de descentralização que a Bahia vem desenvolvendo em parceria com o Ministério da Cultura. “Em 2009, passamos a apoiar 150 Pontos de Cultura em todos os territórios de identidade do estado, e agora usamos o mesmo critério de distribuição territorial dos recursos para selecionar os 243 projetos que irão contribuir para impulsionar a produção cultural do semiárido baiano, dentro de uma política afirmativa de redução da pobreza e promoção do desenvolvimento social através da cultura”, ressaltou.

De acordo com ele, o sucesso do edital na Bahia, que contou com 1.166 inscritos de 231 cidades, reafirma a possibilidade de construção de um pacto federativo entre as esferas federal, estadual e municipal para promoção do desenvolvimento cultural em todo o estado. “Considero um projeto piloto, porque pela primeira vez trabalhamos em parceria com o governo federal e com os municípios, que se responsabilizaram pela realização das inscrições e pré-seleção dos projetos”, conclui.
O Microprojetos é uma ação do Programa Mais Cultura, que integra a Agenda Social do Governo Federal e visa promover o acesso da população a bens e serviços culturais. Na Bahia, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC); Secretaria Estadual de Cultura, através da Superintendência de Cultura (Sudecult); e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

A lista dos projetos contemplados estará disponível nos sites do Ministério da Cultura, no link Editais e Premiações, Programa Mais Cultura, da Funarte, da Funceb, do BNB e do INEC.

(Texto: Rafael Ely, SAI/MinC, com informações da Ascom Secult-BA)

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Etíope Resgatado


Em 17 de novembro do ano de 1757 foi a última licença dada em Lisboa para a impressão do livro Etíope Resgatado, obra do Padre Miguel Ribeiro Rocha. O livro sairá no ano seguinte com o nome completo de Etíope Resgatado, empenhado, sustentado, corrigido, instruído e libertado.



Na data de 17 de novembro de 1814, morre Antonio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", entalhador, arquiteto, escultor e pintor, na cidade de Ouro Preto. Foi a maior expressão do Barroco Mineiro.o
Obra de Aleijadinho (ver foto)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Convenção do Negro



No dia 12 de novembro do ano de 1945, realizou-se em São Paulo a Convenção Negro Brasileiro, marco importantíssimo na luta contra a discriminação racial no país.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Independência



Em 11 de novembro de 1975 foi a Independência de Angola.

Cinco anos depopois (1980), foi a vez do Zimbabwe conquistar a sua Independêcia.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Capela D'Ajuda já deu o sinal



A tradicional festa D'Ajuda em Cachoeira, que tem o seu louvor religioso com as missas (triduo) e, procissão. Não obstante, tem tambem o seu momento profano, festivo, e sempre acontece no mês de novembro. É exatamente o que todos nós em Cachoeira chamamos de embalo (embalo D'Ajuda). Onde as pessoas pulam, cantam e bricam em suas mais variadas formas de se divertirem. Mas, também tem os ternos, a lavagem ,etc.

Na Festa D'Ajuda nós encontramos pessoas fantasiadas de multiplas maneiras como de diabo, padre, mandu, cabeçorra entre outras coisas.

E a programação deste ano de 2009 é:


Dia 01/11 ( domingo)

10 horas Bando Anuciador ( pregão)

Dia 08/11 (domingo)

00:00H. Terno do Silêncio

11 horas Lavagem do Adro

Dia 10/11 (terça-feira)

17 horas Terno da Cozinheiras

Dia 11/11 (quarta)

17 horas Terno da Malandrinhas

20 horas Início do Triduo em louvor a N.S. D'Ajuda

Dia 12/11 (quinta)

17 horas Terno dos Banhistas

20 horas continuação do Triduo

Dia 13/11 (sexta)

17 horas Terno das Baianas

20 horas Encerramento do Triduo

Dia 14/11 (sábado)

18 horas Missa festiva em Louvor a N. S. D'Ajuda

20 horas Procissão de Nossa Senhora D'Ajuda

22 horas Atrações Musicais

Dia 15 (domingo)

05 horas Terno da Alvorada

Dia 16/11 (segunda)

17 horas Embalo

Dia 17 (terça)

17 horas Terno da Saudade



Curiosidade

Em 09 de novembro de 2001, o governo estadual do Rio de Janeiro, através da Lei n°. 3708, instituiu o sistema de cotas com reserva de 20% das vagas para alunos de escolas públicas, 20% para negros e pardos, e 5% para portadores de necessidades especiais e integrantes de minorias étnicas na universidade do Estado do Rio de Janeiro, a primeira a adotar cotas no Brasil.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Curiosidades


Dia 06 de novembro



Concedida a liberdade gratuita aos escravos da nação designados para o serviço do exército,isto é, em luta no Paraguai, sen do libertados cerca de 20 mil escravos (1866).





(1877) Instatala-se o Congresso Abolicionista Niteroiense, presidido por João Correia dos Santos.

Fórum Náutico da Baía de Todos os Santos