sexta-feira, 30 de outubro de 2009

II Conferência Territorial


Dias 3 e 4 de Novembro, Cachoeira receberá os delegados eleitos nas 20 Conferências Municipais realizadas no Território do Recôncavo da Bahia. Esse será o momento de discussão de todas as propostas de estratégias para a construção de políticas públicas para o Recôncavo da Bahia de Todos os Santos.


Segue a programação preliminar:


1º DIA

15:00 Diálogo com a Secult
18:00 Credenciamento
Celebração Cultural - Samba Chula Filhos da Pitangueira (S. Francisco do Conde)
19:00 Abertura do evento
Boas vindas
Composição da Mesa
Chamada dos Municípios
Leitura do Regulamento da Conferência Territorial (será projetado)
Pacto de Trabalho
Apresentação do Perfil do Território
Balanço das Ações da Secult no Território
Fala inspiradora - Prof. Zilda Paim, Pesquisadora da História e da Cultura de Santo Amaro da Purificação
Discurso das autoridades da mesa

2º DIA

08:00 Segura Véia de Mestre Avelino (Muritiba)
08:30 Grupos de Trabalho dos 5 Eixos Temáticos da II CNC
Apresentação participantes
Painel e debate
Apresentação da Metodologia
Escolha de Coordenador e Relator
Leitura das propostas das conferências municipais
Discussão, formulção e registro de propostas consensuais
Identificação do Sub-Eixo
Priorização das propostas
13:00 Intervalo para Almoço
15:00 Compartilhamento de resultados na Plenária
17:00 Escolha de delegados para Estadual e Nacional
18:00 Orientações para a próxima etapa
18:20 Encerramento - Irmandade de São Benedito - Baixa do Palmeira (Sapeaçu)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Curta-metragem

Realizadores de audiovisual de qualquer lugar do Brasil podem inscrever seu curta-metragem até 15 de novembro, para mostra competitiva do l Festival de Cine Cultura Viva, que acontecerá de 9 a 13 de dezembro, em Brasília. Serão selecionados 20 curtas de 5 a 26 minutos finalizados a partir de 2007. Maiores informações: www.cultura.gov.br/

BAHIA

SALVADOR E SANTO AMARO RECEBEM O GRUPO SOLI-TUTTI

Como parte da programação do ano da França no Brasil, o grupo francês Soli-Tutti, que está em turnê pelo país, fará duas apresentações na Bahia: no Teatro Molière (Aliança Francesa - Salvador), no dia 07 de novembro, às 20h; e no Teatro Dona Canô (Santo Amaro), no dia 08 de novembro, no mesmo horário. Em Salvador, o espetáculo será “Polifonias a capela, do Renascimento ao século XXI”, que apresenta obras polifônicas desde o Barroco espanhol até canções populares e tradicionais africanas ou latino-americanas. Já em Santo Amaro o amor - tema universal, atemporal e inesgotável – é o principal mote do espetáculo de canto e dança “Cantos de Amor”. A ação tem o apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e faz parte do programa “França BR 2009” do Ano da França no Brasil (que ocorre entre 21 de abril a 15 de novembro de 2009). Outras informações: Leonardo Costa (71) 9971 8397 / solitutti@gmail.com) ou no site: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/. s de 20 de novembro a 18 de dezembro. Mais informações: www.cultura.gov.br

Festa de Nossa Senhora do Rosário


A comunidade do Bairro do Rosarinho, vai realizar festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário do Sagrado Coração de Maria do Monte Formoso, que acontecerá do dia 29 de outubro ao dia 01 de novembro de 2009.

Tendo como tema: A fé dos cristãos e, o lema: "Sei em quem pus a minha fé" (2 Tm 1, 12).

Vejam a programação da festa:

Dia 29/10 ( quinta-feira)

Tema: Creio na Igreja: una, santa, católica e apostólica.

- A Igreja do Monte Formoso, dos Nagôs e da Virgem Maria

Oficiante: Pe. Adriano Graça Franco

Participação especial: Ruas: Mons Fernando, Ladeira do Rosarinho, Chafariz, 20 de novembro.

Dia 30/10 (sexta-feira)

Tema: Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Deus feito homem.

- O desejo de Deus está arraigado no coração do homem.

Oficiante: Pe. Hélio Vilas-Boas

Participação especial: Ruas: O Guarany, Tia Ciata, da Paz, Saudade e Praça Marechal Deodora.

Dia 31 ( sábado)

Tema: Creio na reissurreição dos mortos e na vida eterna.

- Cemitério dos africanos, lugar do repouso em Cristo.

Oficiante: Pe. Cid José da Cruz

Participação especial: Ruas: Yalorixá Galdina da Silva, Maria de Moraes e Largo dos Nagôs.

Dia 01 de novembro

Solenidade de todos os Santos

16 horas Missa Festiva e Procissão

Oficiante: Pe. Hélio Vilas-Boas

Pregador: Pe. Adriano Graça Franco.

Compareçam a comunidade do Rosarinho espera por todos, ao tempo em que agradece.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia


A Esmola Cantada é uma manifestação cultural/religiosa, típica do Recôncavo da Bahia, que a origem histórica relacionada com os escravos alforriados e posteriormente libertados com o advento da Lei Áurea, que em função das dificuldades financeiras passaram a ocupar os morros, as periferias da cidade e a zona rural.
Livres, eles levaram consigo suas tradições religiosas, sua musicalidade, misturando sua crença original, o Candomblé, com o culto aos santos da igreja católica, religião predominante e professada pelos seus antigos senhores.
Por questões óbvias, estas comunidades afro-descendentes caracterizaram-se pela grande pobreza material, o que dificultava a realização dos festejos em homenagem aos santos de sua devoção. A ESMOLA CANTADA surge então, como uma forma inteligente, absoluta pura e original de se conseguir os recursos necessários a custear as despesas em homenagem aos santos da devoção de comunidades específicas.
São ladainhas com forte apelo religioso, impregnada por uma musicalidade e ritmo característico da cultura afro.Uma ideia extraordinária, envolvente em sua essência quando participa desta manifestação, toda uma comunidade pedindo ou ofertando donativos de forma espontânea e alegre, cantando (daí o nome ESMOLA CANTADA). Sempre acompanhando do samba de roda como forma de agradecimento pela esmola ( oferta).
Assim um grupo de 10 a 20pessoas, vestidas com indumentárias próprias, simples, munidos de pandeiros, atabaques, viola, cavaquinho, uma verdadeira procissão de cantadores e cantadoras, seguem o caminho trazendo estandartes e uma cruz em mãos da juíza da festa, como símbolo de religiosidade e fé. Visitando casa por casa entoando ladainhas assim:


Nos abra a porta devoto
Nos abra a porta devoto
Venha se apresentar
A divina Santa Cruz


E os cantadores e cantadoras em coro:


Pedindo esmola
Com muita alegria
Louvor no céu e na terra
Quando chegar o seu dia
Louvor no céu e na terra
Quando chegar o seu dia


Na Ladeira da Cadeia, fala-se que a Esmola Cantada teve início nos idos de 1940, quando um grupo de pessoas, fiéis afro-descendentes, devotos de Nossa Senhora do Rosário, reuniram-se para homenagiar a padroeira da comunidade.
Carlito, conhecido como Carlito de Vacarezza, Nascimento, Dazinho, Zé de Queno, Neneca, Cabo Alfredo, Zelito de Adolfo, Mira de Zé de Queno, D. Ester, D. Lourdes-conhecida como D. Lui, D. Nicinha e D. Miúda ( já falecida) e outras pessoas da comunidade mantendo a tradição até os dias atuais. Na década de 60 chegou na Ladeira da Cadeia uma cruz de madeira, passou-se a chamar SANTA CRUZ, passando a incorporar a tradição da festa como FESTA DA SANTA CRUZ, em louvor a Nossa Senhora do Rosário.
Na década de 90 a Esmola Cantada tomou nova forma de organização. Novos instrumentos foram adquiridos, criou uma indumentária própria com ajuda do poder público municipal, principalmente da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, a Esmola Cantada passa a ser contratada em eventos festivos e reliosos tradicionais de Cachoeira.
A Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia, conforme prever o seu estatuto tem no mínimo 3 saídas pela cidade e periferia, conforme manda a tradição "pedindo esmola" para a realização dos festejos em louvor a Nossa Senhora do Rosário, Festa da Santa Cruz, que acontece todos os anos no final de novembro/início de dezembro.




Cachoeira realiza Conferência Municipal de Cultura

No dia 08/10/09, a Cidade de Cachoeira realizou a Conferência Municipal de Cultura, com o tema:Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Contando com grande número de gestores culturais, grupos culturais, artistas, a sociedade civil etc.
Os trabalhos começaram às 08 horas da manhã com o credenciamento e, às 09 formou-se a mesa para dirigir a conferência, composta por: Valdo Aleluia - representando o prefeito, Washington Luiz Ferreira da Silva - Secretário de Cultura e Turismo
Heraldo Cachoeira -Advogado,
Lourival Damião T. Filho - Subsecretário
Hugo Guarilha - Representante Territorial/Secult.
E como Palestrante: Prof°. da UFRB, Doutor em História do Recôncavo baiano, Valter Fraga Filho.
A conferência contou ainda com as presenças de Vereadores como: José Carlos Matos (Bulau da Bahia), Maria Lúcia Santos ( Meyre de Cacai), Olívia Santana/Salvador e Sued Tosta - Presidenta da Câmara de Muritiba.
Na sequência a aprovação do regimento interno e então foram divididos os grupos temáticos.
Dessas oficinas saíram as propostas que foram discutidas na plenária para aprovação.

Posterior a este momento, realizou-se a eleição para os delegados e suplentes que irão participar da Conferência Territorial que acontecerá aqui em Cachoeira, nos dias 03 e 04 de novembro deste ano. Os delegados e suplentes eleitos foram: do Poder Público,Lourival Damião T. Filho e Washington Luiz Ferreira da Silva. Não havendo suplentes.
Da Sociedade Civil: João Vanderlei de Moraes Júnior, Orlando Pinheiro da Silva e Luiz Cláudio Dias do Nascimento. E suplentes: Jomar Lima Conceição, Thiago A. Alves dos Santos e Edna da Paixão Santos.